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IMPRESSÃO 3D NA FÍSICA

Os objetos impressos em 3D podem ser extremamente detalhados e complexos.

 

Com um bom aplicativo para o desenvolvimento da matriz, é possível dar origem a uma série de criações que servirão aos alunos no aprendizado de diversas matérias.


Nas aulas de física, por exemplo, podem ser de grande utilidade nos estudos de mecânica, acústica e termologia, a partir da simulação e construção de partículas, moléculas e outras partes essenciais para a compreensão do funcionamento e da dinâmica dos fenômenos da natureza.

Reproduzir a estrutura de um átomo e analisar a sua forma e todas as transformações que acontecem ali, a partir de modelos reais e que permitem a interatividade, pode ser inspirador e muito eficiente.

 

IMPRESSÃO 3D NA QUÍMICA

A Química é a ciência que estuda a matéria, a energia e as relações entre elas.

 

Trata-se de uma disciplina extremamente prática, em que os conteúdos podem ser mais bem absorvidos com a participação dos alunos nas experimentações e testes.


A impressora 3D torna-se essencial, por exemplo, para a reprodução de moléculas e cadeias moleculares que podem ser apresentadas detalhadamente aos alunos.

 

Com o material em mãos, fica muito mais fácil compreender e visualizar as interações que acontecem ali, transportando o conhecimento prático para o âmbito da teoria e desenvolvendo a habilidade de desdobrar esse tipo de saber para outras aplicações.

Entender, desmembrar e reproduzir os componentes essenciais dos materiais que fazem parte do nosso dia a dia é também uma possibilidade interessante no estudo da Química, uma forma única e bem atual de mostrar a importância dessa disciplina para todos nós.
 

IMPRESSÃO 3D NA MATEMÁTICA

O vínculo entre a Matemática e as impressões 3D pode ser imenso e esse recurso pode ser de grande ajuda aos professores no momento de transmitir informações e conhecimentos relacionados a fórmulas, diagramas e equações.

É fácil entender por que isso acontece, principalmente se considerarmos que alguns alunos têm grande dificuldade em compreender esquemas, diagramas e números de forma
planificada, simplesmente anotados no quadro ou em uma folha de caderno.


Nesse sentido, as impressões 3D podem ser usadas na produção de modelos matemáticos e representações mais tangíveis, aproximando a teoria que está sendo discutida e
apresentada em sala de aula da realidade do aluno.

 

O conteúdo assim se torna muito mais interessante e, sobretudo, de fácil entendimento.

Pense no poder de gráficos montados tridimensionalmente para uma discussão, ou a importância de se discutir cálculos angulares e medidas a partir da
análise de formas sólidas. Muito mais interessante, não é?

IMPRESSÃO 3D NA BIOLOGIA

A Biologia é uma disciplina feita de detalhes — o corpo humano, os animais, a natureza, todos são compostos complexos, ricos em especificidades e minúcias.

 

A possibilidade de visualizar e interagir com elementos que apresentem todas essas informações essenciais é um grande diferencial para a sua compreensão.


As impressoras 3D entregam aos alunos estruturas semelhantes à realidade, em réplicas fiéis (em tamanho, detalhamento e todos os outros elementos), o que otimiza o aprendizado e torna todo o processo muito mais rico e interessante.


É possível, entre outras coisas, produzir réplicas de órgãos do corpo humano — imagine o quanto pode ser encantador entender o funcionamento do coração com um órgão idêntico ao real em mãos — ou animais em miniatura para que se analisem as particularidades de cada espécie.

 

Tudo isso com fidelidade de detalhes, em uma riqueza de informações que seria quase impossível de serem transmitidas e absorvidas em aulas estritamente teóricas e análise de formas sólidas. 

IMPRESSÃO 3D NA HISTÓRIA

A impressora 3D nas aulas de História significa quase trazer os museus para dentro da sala de aula.

 

É importante observar, claro, que a experiência de estudantes na visitação de museus e outros centros de conhecimento é muito importante, por toda a carga histórica e cultural relacionada ao processo.


Entretanto, para tornar o dia a dia na sala de aula mais rico, é possível construir e disponibilizar réplicas de todos os objetos que foram essenciais para a cultura e o desenvolvimento das civilizações, como artefatos para caça, armas, ferramentas de trabalho.

 

Tudo isso pode ser recriado com a tecnologia 3D, com fidelidade aos originais e possibilitando aos alunos o manuseio sem que exista uma preocupação com o valor histórico do objeto.

 

Em outras palavras, os alunos podem pegar, investigar, manusear sem medo de estarem com as mãos em um objeto de séculos anteriores, cuja perda seria irreparável.

IMPRESSÃO 3D NA GEOGRAFIA

A impressão 3D é a oportunidade perfeita para que as aulas de Geografia se tornem mais interessantes, dinâmicas e completas.

 

Vivemos em um mundo tridimensional e trazer isso para a sala de aula é curioso e convidativo.

 

Pense no impacto para o aprendizado e para o envolvimento dos alunos se todos os mapas estudados em aula pudessem ser transformados em objetos 3D.


Essa possibilidade permite que os alunos possam estudar relevo (topografia), demografia, características climáticas, migrações, dinâmicas de fenômenos geológicos (como terremotos e erupção de vulcões) e muitos outros aspectos tendo como base plataformas reais, que mostram com precisão as características específicas de determinado terreno, país ou região.


Com as impressoras 3D é possível compreender as formações geológicas em uma escala que faz muito mais sentido aos alunos.

 

Sair das representações bidimensionais e apresentar todas as faces de qualquer porção de terra aos alunos é um ganho imensurável.

 

IMPRESSÃO 3D NAS ARTES

As aulas de artes são, tradicionalmente e essencialmente, aquelas que mais exploram a criatividade e o potencial individual de cada estudante do ensino básico.

 

São aulas lúdicas, mas que têm o objetivo bem definido de despertar áreas importantes da sensibilidade e do raciocínio do estudante.

 

O impacto de transformar as possibilidades de criação de bidimensionais para tridimensionais é imenso — tanto para os alunos quanto para a dinâmica das aulas.

Com as impressoras 3D, é possível avançar um patamar e abrir mão dos processos que dependiam de plataformas bidimensionais (computadores e tablets) para a visualização e compreensão de peças que deveriam ser tridimensionais.

Agora os alunos podem produzir as peças idealizadas, fazendo testes, adaptando e ajustando detalhes até que cheguem no ponto ideal, mostrando todo o seu potencial e exercitando a criação e a mente em processos novos e desafiadores.

Além de terem a oportunidade de aprender design 3D, habilidade de suma importância para o futuro mercado de trabalho.


 

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